Com muita alegria e entusiasmo,começo a dar minhas primeiras impressões sobre nosso novo Pontífice Francisco. Acabava de ser eleito e aparecia diante do seu povo, com humildade, discriçao e demonstrando ser apenas um servidor, um Bispo de Roma, sem despertar aquele sentimento de “Papa-idolatria” que vemos presente na atitude de muitos cristãos-católicos, que muitas vezes não tem culpa, pois tudo é parte um efeito que produzido por uma causa.
O Papa Francisco demonstrou claramente, que antes mesmo de ser o máximo dirigente da nossa Igreja, já vivia de maneira austera, fazendo sua própria comida, andando de condução pública, mesmo podendo disfrutar de todos os privilégios do seu cargo. Ele percorria a periferia de Buenos Aires e compartilhava a dor daquele povo que sofre o descaso das autoridades vivendo na mais absoluta necessidade e abandono.
Esse é o verdadeiro sinal de quem entendeu o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, Francisco intuiu o espírito das Escrituras partindo da base do amor incondicional a Cristo, do desapego material, e porque não do estatus que lhe permitia ter muitos privilégios. Ele sabe que não adianta pregar os valores divinos desde do conforto de um palácio, andando de carro do ano, coberto de ouro e de dinheiro diante de tanta dor e sofrimento, isso seria quase que uma ofensa pra essas pessoas que esperam de nós cristãos e de nossas autoridades eclesiásticas um compromisso sério e verdadeiro, sem demagogia, porque pra isso já estão os nossos políticos.
Nosso Papa está demonstrando que veio pra colocar as coisas no lugar onde sempre deveriam ter estado desde o princípio. Muitos estão escandalizados porque Ele usa um crucifixo de metal, um trono simples de madeira, não quer estar rodeado de mordomias, quer ser apenas o que ele é, e se propôs a viver desde o dia que saiu de casa pra entregar sua vida ao Senhor na vida consagrada como jesuíta.
Isso é só o começo, estamos começando a ver o que pra muitos é uma revolução e saídas constantes do protocolo, uma volta ao primeiro amor, e às nossas origens. Sim! Estamos aqui pra seguir a Cristo sem nos deixarmos escravizar por costumes inventados e rituais que não nos permitem aprofundar na essência dos valores divinos. O Papa Francisco só está sendo fiel à sua consciência como ser humano, como seguidor de Cristo e inspirado em Francisco de Assis, que foi uma das pessoas que mais levou a sério o que pedia Jesus na sua passagem pela terra e posteriormente nos evangelhos.
Se somos cristãos de verdade não nos podemos permitir o luxo de querer ser tratados como senhores e privilegiados, somos apenas servos e servas inúteis.Quando uma pessoa se deixa rodear tanta comodidade, ela acaba se esquecendo de quem realmente precisa de apoio, de carinho e solidariedade.
O Papa Francisco vem nos recordar que ser cristão,significa servir,estar atento às necessidades que nos rodeiam, estar próximo e acolher a todos e estar em contínuo diálogo com nosso Pai Celestial para fazer o melhor em cada situação.Ele não anda com rodeios, é simples e direto, com ele nos sentimos mais igreja e mais perto de Cristo. Rezemos continuamente por Ele, pois foi seu primeiro ato quando se aprensentou naquele balcão do Vaticano como nosso novo pastor. Esperemos em Deus um novo tempo, mais cheio de amor e de solidariedade com todos os nossos irmãos, com a nossa irmã natureza e tudo o que nos rodeia. Sigamos a Jesus enquanto ha tempo, sua força não nos faltará.
Missandra Viera Magalhães- Espanha.
* Esse artigo foi escrito pela minha amiga Missandra Vieira Magalhães que vive na Espanha tentando expressar um pouco do que o povo sente com a eleição do novo Papa e as suas ações.