sexta-feira, 27 de maio de 2011

Comentando a noticia : Papa fecha convento em que freiras dançavam em cerimônias

" Papa fecha convento em que freiras em que freiras dançavam em cerimônias". Sou Frei Emerson Aparecido Rodrigues, frade menor capuchinho, não sou jornalista e não tenho nenhuma competencia na área, porém tenho um compromisso com a verdade, e justamente, por isso, gostaria de comentar a notícia que foi divulgada com o título acima citado. Quando aos outros elementos sobre o fechamento do convento, e as inspeções da Santa Sé da Congregação para os religiosos e não pude verificar a veracidade dos fatos.


Mas o que vem sendo falado com relação a religiosa da Congregação da Santa Casa de Nazaré, a Irmã Anna Nobili, não é muito claro o modo como a notícia está colocada e não tenho certeza se o que diz ali corresponde a verdade.


Mas me preocupa o falso tom de moralismo colocado na notícia e a confusão dos fatos. A religiosa Irmã Ana Nobili foi dançarina, e inclusive se apresentou em programas de Tv na Italia, antes de se tornar religiosa. No seu testemunho de vida ela mesma conta a sua juventude e que não tinha feito um caminho de fé. Mas que pouco a pouco faz um caminho de fé e toma uma decisão de tornar-se religiosa. E depois de passar pelo processo formativo, na sua congregação que tem um trabalho muito bonito inserida nas fábricas e trabalhando em realidades comparilhando a vida do povo, a Irmã Ana Nobili foi encorajada pela superiora a usar a sua formação de bailarina classica a serviço da evangelização, coisa que a Irmã realiza muito bem no trabalho educativo que faz com crianças e adolescentes.


Usar a dança a serviço da evangelização não representa nenhum pecado ou coisa proibida e não existe nada de escandaloso no que a Irmã faz, parece ser bem aceito, até mesmo por boa parte dos católicos tradicionais, numa época em que o atual Pontifice nos chama a usar a internet para proclamar a verdade e evangelizar, e o seu predecessor encorajou os católicos a usar a arte para evangelizar, não me parece que exista nenhuma contradição, entre a dança e a evangelização. Mesmo porque a Irmã se apresentou em várias ocasiões em momentos de celebrativos inclusive na Jornada Mundial da Juventude. Se o Santo Padre por algum motivo teve que intervir, noticia que até agora não sei se é verdadeira, certamente não foi pelo fato que alguém usou dança na liturgia. Outro fato a esclarecer é que a Irmã Ana Nobili não é uma religiosa cisterciense, aquele mosteiro é masculino, e a Irmã pertence a uma Congregação chamada Irmãs Operárias da Santa Casa de Nazaré.


Penso que esses chatos devem ser esclarecidos, consultei alguns jornais italianos e verifiquei a noticia no jornal la Stampa que cita o fato de a Irmã ter dançado ali o que repito, não justifica o fato do falso moralismo enunciado. Deveriam se preocupar mais como resolver a politica interna italiana, com o problema economico e principalmente como lidar de maneira digna com questão da Imigração, ao invés de dar toda a culpa sempre a Igreja como se fosse a responsável por todos os males da humanidade como é a idéia que se tenta passar.

Um comentário:

Georje Gonçalves disse...

olá, achei bom seu comentário, essa história ficou mal explicada, gostaria de saber por anada a Irmã Anna.