terça-feira, 7 de outubro de 2008

A beleza interior

Faz muito tempo que quero falar sobre esse tema. A beleza interior é algo fundamental. Se não aprofundamos o nosso argumento pode parecer uma justificativa, para aqueles que não conseguem entrar no padrão de beleza proposto pela mídia. Mas posso garantir que a coisa não é assim.
O meu objetivo não é fazer uma espiritualização da vida, totalmente desencarnada da realidade que vivemos e que justifique uma vida quimerica. Não mas uma vida onde se possa equilibrar os valores profundos do ser humano que nos ajudem a viver a harmonia. Onde possamos dar as coisas o seu justo valor e não viver simplesmente da aparencia, ou viver a vida inteira dormindo e hipnotizados pelas coisas que nos fazem engolir que não nos levam a nada e passamos a vida inteira nos deixando conduzir por valores que nos fazem assumir. Consequentemente nos leva a viver uma existencia infeliz.
Nos vivemos num mundo onde as pessoas apreciam a forma física, o corpo bem feito ditado pelos padrões da moda, o saradão, a mulher que é dogmaticamente definida pelas sacras leis da mídia.
Quem não se enquadra é feio, está fora é o não ser. Será que as coisas são realmente assim. Onde está a beleza? Quem é capaz de julgar o que e quem é belo? Nos passamos a vida toda preocupados em corresponder a esses valores que dizem os outros. Que são convenções. Quem foi que disse que a Naomi Campbel é mais bonita que a minha mãe? Depois esses corpos instrumentalizados pelo mercado, esses modelos, esse consumo. A manipulação do corpo objeto quem falou que é a beleza. Porque os gordinhos não são bonitos, quem foi que disse que não? Quem disse que aquela senhora que trabalhou a vida inteira na lavoura para criar seus filhos, hoje com o rosto enrugado não é bela?
O corpo é concebido hoje por certas correntes de pensamento como uma maquina. Seja as vezes certos profissionais da saúde, seja a mídia. É o verdadeiro açougue onde se vende a carne.
Quero lembrar sem dicotomia que o corpo não é somente carne, mas o ser humano é também espiritual, por isso se fala numa espiritualidade do corpo. O homem sem esses valores profundos é vazio, é triste, é mediocre. Falta alguma coisa não é possivel ter uma vida feliz materialmente.
E nesse ponto que quero chegar adianta ter uma pessoa que aparentemente é lindissima, dentro das medidas ditadas, mas é absolutamente antipática, insuportável.
Penso que muito do nosso jeito de ser e dos valores, vem das experiências que fazemos, das nossas relações e das coisas que lemos, do nosso cultivo interior, aí se encontra a verdadeira beleza.
Isso me faz lembrar o filme que em portugues tem o título: O amor é cego, que aponta esse problema das pessoas vazias e que mostrar que realmenteé belo são as pessoas plenas de interioridade: bondade, generosidade, cortesia, amor ao próximo. Pessoas que tem o olhar iluminado e fazem o ambiente brilhar... Essas pessoas fazem a vida valer a pena.
O segredo da beleza interior é o cultivo dos valores e colocando-os em prática. Eu sempre disse que todos nós somos belos porque somos obras de Deus. Ele colocou em nós o brilho que é próprio Dele. Cabe a nós despertar essa beleza interior que está nos nossos corações.

Nenhum comentário: