terça-feira, 1 de setembro de 2009

A pedofilia é uma chaga pior que um cancer na sociedade.


Em primeiro lugar não tenho um título academico de formação psicológica ou psicoanalitica para poder falar do assunto do ponto de vista cientifico e devo reconhecer as minhas competencias. Porém diante dos absurdos a que se ve, se escuta falar ou se recebe através dos meios de comunicação é muito dificil permanecer calado, mesmo se quisesse não conseguiria.
Realmente faz sentir vergonha diante dos meios de comunicação o fato de existirem padres pedofilos, isso é verdade e admitimos, eles existem . Vimos vários casos em que os agressores, os abusadores eram sacerdotes ou religiosos, pessoas que deviam cuidar da vida e da sua dignidade. Isso nos intristece profundamente.
O que causa maior dor ainda é o que se sente por parte de alguns que se expressam como se todos os padres e religiosos fossem pedofilos, infelizmente na cabeça de muitas pessoas a questão se desenha dessa maneira. Pelo fato de ter visto na televisão alguns casos veiculam como se tivessem a verdade absoluta e como se fizesse parte da vocação religiosa ser pedófilo. Sinceramente é uma coisa muito feia e a seriedade da situação faz chorar.
Digo que bom seria se essas pessoas tivessem razão se todos os padres fossem pedófilos, seria muito fácil era somente isolar essa categoria da sociedade e se resolveria esse problema tão feio no aspecto humano e moral. A solução para o problema seria simples, externinariamos todos os padres e esse problema simplesmente acabaria.
Porém o problema não é tão simples assim e a solução para o problema mais dificil ainda. Infelizmente isso nunca assisti nenhum programa de televisão que mostrasse os casos de pais de familia, tios, vizinhos pedófilos. Raramente isso é denunciado ou se fala dessa realidade. O pedófilo geralmente é alguém de confiança da criança abusada e que trai essa confiança. Na maioria das vezes a vítima de abuso nem se dá conta que está sendo abusada ou não pode denunciar por que é alguém da sua familia. Na minhas experiencia nas periferias do Brasil quanto casos desses chegou ao meu conhecimento. Quantas situações horrivéis de sofrimento devido aos abusos onde a inocencia e a vida dessas crianças são destruidas por causa desses abusos. Mas não paramos aqui porque pode dar a impressão que casos de pedofilia acontecem somente na casa dos pobres o que não é verdade nos altos niveis da sociedade ela também acontece. Os abusos acontecem e são abafados pelo silencio aterrozidor.
Sem contar que muitos pedófilos fazem turismo sexual saem dos paises de primeiro mundo para abusar das crianças nos paises subdesenvolvidos. O que acontece muitas vezes no Brasil, onde turistas vem abusar de nossas crianças nas praias brasileiras.
Em muitos paises da Asia como a Tailandia, o Camboja onde crianças de 8, 9 anos são obrigadas a entrar na prostituição. As crianças pobres são abusadas sexualmente. Se tornam objeto usado e descartado e suas vidas são destruidas.
São situações que causam um misto de tristeza e revolta. Do ponto de vista moral é uma imoralidade, é injustiça, é pecado. São vidas ameaçadas exploradas, abusadas e destruidas. Do ponto de vista teólogico é o ser humano imagem de Deus que está sendo destruido pela injustiça pecaminosas dos impios.
Não podemos ficar calados diante dessa violencias contra as nossas crianças. Se ficamos calados ou não fazemos nada estamos sendo também nos colaboradores dessa injustiça.

Nenhum comentário: