sábado, 9 de janeiro de 2010

A conversão de São Francisco de Assis.

Primeiramente esclarecer o termo conversão usado por São Jeronimo na tradução para o latim para mostrar que conversão não é quem sai de uma religião e entra em outra, mas é converter-se ao Evangelho fato esse que deve ser levado a serio por cada cristão cada dia da vida, não é o fato de se dizer cristão que conformamos nossa via ao Evangelho mas viver segundo Ele.

Nas famosas hagiografias (palavra bonita para dizer vidas de santos) são colocados fatos bonitos com a seguinte intenção quem le a vida de um santo fique encantando e também queira virar santo. As famosas hagiografias seguem um certo padrão de fatos e conversões dependendo do santo que ele conta a história. Porque o santo por excelencia é Jesus Cristo e todos os outros santos seguem o seu exemplo e o seu testemunho deve conduzir a Ele assim podemos entender todos os mártires cristãos.

São Francisco de Assis era o filho de um mercador de tecidos. Tinha uma vida voltada para o dinheiro, a fama e o bem estar. Não que essas coisas sejam más. Mas um dia depois de passar por um caminho de doença, prisão e o modo de conseguir ainda mais prestigio sendo cavaleiro falha. Porque sendo vencido nela guerra por sorte termina na prisão. Francisco vai entendendo que todas essas coisas são os métodos da pedagogia divina que estão chamando a sua atenção que o sentido da vida cristão é algo muito mais forte e profundo. E como se Deus estivesse dizendo : “ Francisco, meu filho acorda pra vida, voce está se enganando eu não te criei somente pra isso”.

O fato é que dinheiro é necessário, mas nossa vida não pode se resumir em querer dinheiro, fama e poder. Leva toda uma vida motivada por isso ai está o mal .

Em todo esse processo de chamado divino que Francisco sente digamos da sua conversão a vida evangélica. Ele passa do desejo de ser cavaleiro a largar tudo porque o Evangelho ordena e começar uma vida bem simples primeiro sozinho e depois com os seus irmãos menores. Pobres e com os pobres, particularmente os leprosos e os rejeitados da sociedade.

Francisco tem entre os vários dois acontecimentos que pra mim são as duas faces da mesma moeda. O primeiro rezando numa Igrejinha chamada São Damião, sente a voz do Crucificado que diz : Francisco, voce não está vendo que minha casa está ruinas, reconstoi a minha Igreja. E outro momento é quando encontra com o leproso, de quem antes corria porque fazia impressão. Mas motivado pelas mãos de Deus desce e beija o leproso. São dois acontecimentos fortes da presença de Cristo na vida de Francisco o mesmo Senhor que se revela no crucifixo se revela no irmão pobre rejeitado da sociedade.

O que nós podemos aprender que a conversão a obra é de Deus. Temos que dar o espaço para ele agir em nós Ele que opera sempre. Mas devemos deixar o nosso coração aberto a esse presença do Senhor que todos os dias está nos procurando e nos estimulando a nós convertermos a Ele e ao seu Evangelho. Pedindo ao Senhor que nós ajude nesse desafio que é converter-nos rezemos: Senhor converter o meu coração e dai-me as forças necessárias para ser santo como tu és santo, sendo presença viva e operante do Cristo entre os meus irmãos, sendo sal e luz em todos ambientes onde frequento. Amem

Nenhum comentário: