sábado, 9 de janeiro de 2010

Os pequenos gestos fazem a diferença.

" O amor se esconde nas pequenas coisas
Só pode entender quem se faz mais simples
Um pequeno gesto faz a diferença
Quero dizer que o mundo começa aqui dentro de nós"
(Padre Fabio de Melo)

Essa frase simples na verdade é uma máxima. Já diria Santa Teresinha do Menino Jesus da Sagrada Face, a santa das pequenas coisas. Lembramos também essa mensagem na vida da Beata Teresa de Calcutá que diz que o importante não é o que fazemos, mas o amor que colocamos naquilo que fazemos. Se nos colocarmos diante de Deus por mais que achamos que fazemos, esse muito sempre será pouco visto que nós somos limitados e Deus é o Amor. Nos somos simples criaturas e Ele o principio e o fim de tudo. Mas o importante é o amor, somente o amor da sentido a nossa vida aos momentos de felicidade e ajuda a entender os sofrimentos.
Mas é o amor que dá sentido a tudo. O amor é um gesto concreto. Se não for realizado em concreto não é amor. Um pequeno gesto: um sorriso, um aperto de mão, um abraço, um simples gesto em disposição de encontro ao outro, de acolhida de abertura, que faça notar que para nós o outro existe e é importante. Um pequeno ato que faça notar que nos importamos com outro que estamos profundamente mexidos em direção a ele que não podemos ignora;lo ou viver como se ele não existisse. O amor que deixa de ser palavra e entra na história por que se torna gesto, movimento, se concretiza. Todo movimento realizado terá uma reação seja ela de reciprocidade ou contrária. Esse amor em movimento vai gerando consequencias e desencadeia uma corrente que espera uma resposta. Nos somos chamados a ser o amor de Deus em ação no meio do mundo. Nossos olhos devem refletir o olhar amoroso de Deus. Ele deve falar as pessoas pelas nossas mãos, braços e boca. Todo o nosso ser deve comunicar o amor de Deus. Através desses pequenos gestos que parecem insignificantes estamos fazendo a obra de Deus acontecer e seu amor abraçar o mundo, essas pequenas coisas tão pequenas que parecem nada, mas fazem a diferença. Quando vi essa noticia do Frei Fabiano em um blog, parei justamente para pensar nisso. Esse pequeno gesto de pegar uma criança nos braços que parece banal fez a diferença como podemos ler no texto abaixo, tocou o coração de Paulo Fessel que conta o seu testemunho:

“Eu e Aurea cremos que o Ângelo tem uma luz própria, algo que faz as pessoas sorrirem quando olham para ele. Essa foto é um documento vivo dessa assombrosa sensação. Na missa de natal, esse frade franciscano andava por toda a igreja, abraçando e beijando as crianças que por lá estavam. Ao vir o Ângelo, ele não piscou: pegou-o imediatamente no colo e fez dele seu Menino Jesus para o Natal de 2007, apresentando-o depois a todos os fiéis na igreja, diante do altar. Nem eu nem minha mulher somos religiosos hoje em dia, mas não pudemos deixar de nos emocionar com a cena. A qual, felizmente, pude registrar.”

3 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Danilo Santiago Fonseca e Cia. disse...

Não achei q o titulo tem mto aver, me levou p 1 txt completamente diferente doq eu procurava. Vlw's Flw's

Anônimo disse...

Esse Texto Não era o que eu tinha pesquisado,Mais mesmo Assim Agradeço A Ajuda!!