sábado, 9 de janeiro de 2010

Maria Madalena aquela que testemunhou a Ressurreição.

“E foi Maria Madalena anunciar aos discípulos: Vi o Senhor!”

Estamos nos aproximando da vigília pascal para os cristãos é tempo de mergulhar profundamente no mistério de Deus revelado em Jesus Cristo. A liturgia nos oferece a oportunidade privilegiada de reviver entrando no mistério da Salvação.
Não é apenas a narração do que aconteceu ha tempos atrás, mas é a oportunidade de participar nesse exato momento a história da Salvação operada por Jesus Cristo acontecendo. Nos relatos da Ressurreição no Evangelho de João tem uma personagem que sempre chamou atençãom chama-se Maria Madalena encontra-se entre as mulheres que seguiam Jesus.
A partir do momento que ela tem o seu encontro com o Senhor não consegue mais se distanciar dele. Ela o segue no seu ministério, entregando-se de coração ao Senhor e ao seu projeto do Reino. Seu seguimento do Mestre é incondicional ela vive o anúncio da Palavra na intimidade com o Senhor.
No momento em que Jesus é condenado a morte, ou como chama João da sua glorificação, se fala que todos os apostólos fugiram, porém na cena tratada no relato evangélico encontramos aos pés da Cruz: Maria, mãe de Jesus, João e Maria Madalena. Quando o mestre tinha sido abandonado por quase todos, até mesmo os seus amigos mais próximos, Maria não o abandona. Pedro no momento de perseguição até mesma nega o Senhor, ainda que se arrepende depois, mas Madalena, não.
Maria aparece de novo entre aqueles que vão ao túmulo no domingo de manhã. Ela está sofrendo com a falta do seu mestre que foi tirado injustamente. Encontra o túmulo vazio e imediatamente corre avisar os discipulos que a pedra foi retirada. Se preocupa depois quando percebe que o corpo não está ali. Maria não para de chorar é consolada pelos anjos. Jesus aparece e pergunta: mulher porque chora? No primeiro ela não reconhece e conta que chora por não saber onde está o Senhor. Jesus então chama pelo nome: Maria ! Ela reconhece o seu mestre. Ele a envia a anunciar aos outros que Ele Ressuscitou. Ela imediatamente correu a anunciar.
Percebemos a profundidade do relacionamento mestre-discipula. No relacionamento ao sentir a voz se reconhece. A primeira a ver Jesus Ressuscitado é uma mulher que a partir desse momento se torna missionária.
Durante muito tempo na Igreja por influência das homilias madalênicas do Papa Gregório Magno(591), que identificou a pecadora pública do Evangelho com Maria Madalena. Durante muito tempo a iconografia oriental representou Maria como a adultera. Embora, graças a exegese seja católica que reformada, essa interpretação de Madalena como prostituta, não é aceita ainda temos resquicios remanescente dessa interpretação na tradição popular. Com o filme Códice Da Vinci, essas e outras polêmicas sobre esse personagem vieram a tona .
Sobretudo, Maria Madalena é para todos os cristãos um modelo de discipulado fiel, atento ao mestre e de um relacionamento profundo com o Senhor. Uma testemunha da Ressurreição do Senhor que se torna missionária do Reino. Um modelo para os homens e mulheres cristão de vida missionária, de amor a Jesus e anuncio continuo da Palavra de Deus por palavras e gestos.

Nenhum comentário: