sexta-feira, 3 de setembro de 2010

A importância do testemunho de uma vida vivida com alegria e esperança.



" No seguimento de Jesus, todo chamado à vida de especial consagração deve esforçar-se para testemunhar o dom total de si a Deus" (Bento XVI)


Na sua mensagem para o 47° dia Mundial de oração pelas vocações, cujo tema era: " O Testemunho suscita vocações", o Santo Padre chama a atenção sobre a importancia do testemunho dos sacerdotes e consagrados como instrumento para despertar outras vocações, recorda que a vocação depende da ação gratuita de Deus, mas com certeza é favorecida pelo testemunho de quem respondeu com generosidade, dando seu sim, é fator fundamental e decisivo em ambito voacional para que outros jovens se sintam impelidos a responder ao chamado do Senhor.
Recorda, Bento XVI, que Jesus é o "Supremo testemunho de Deus", que chama os homens a testemunhar aquilo que anunciam como os profetas e os discípulos. Lembrando que a vocação nasce de um encontro profundo com o Senhor assim como acontece com João Batista, e com Pedro que é tocado pelo testemunho de André: " A iniciativa livre e gratuita de Deus interpela a responsabilidade humana de quantos acolhem o seu convite a se tornarem instrumentos, com o próprio testemunho do chamado divino."
E continua o Papa afirmando que Deus usa o testemunho dos sacerdotes e consagrados hoje, para chamar outros, destacando três pontos fundamenteais desse testemunho:
1- A consagração e a amizade com Cristo sendo a oração o primeiro testemunho que suscita vocações, estar numa relação de continua de comunhão e diálogo com Deus.
2- Outro aspecto destacado é a entrega total de sí, a Deus, como Jesus que faz da sua existência, o cumprimento da vontade do Pai. Os sacerdotes e consagrados devem se doar a exemplo do lava pés exprimindo pelo serviço os dons manifestados em sua vida e a obediência ao Pai.
3- O terceiro e não menos importante é viver uma vida em profunda comunhão, mesmo nas adversidades, continuar caminhando unidos. Sobretudo, sua Santidade ressalta que a alegria que os sacerdotes devem demonstrar a beleza de ser sacerdote e consagrado, é o que pode suscitar nos jovens a vontade de ser felizes do mesmo modo: " Cada presbitero, cada consagrado e consagrada, fiéis a sua vocação transmitem a alegria de servir Cristo, e convidam todos os cristãos a responder ao universal chamado a santidade.
Conclui a mensagem insistindo sobre a importância do testemunho pessoal, que através do diálogo e do exemplo de vida possa ser útil iluminando e guiando os jovens no seu discernimento, e recomenda a cada um, uma reflexão sobre a própria vocação. Abençoando e confiando todos a Virgem Maria, mãe da Igreja conclui-se a mensagem que deve nos animar a sermos testemunhas vocacionais porque chamados, e respondendo a essa vocação que o Senhor nos deu devemos ser estímulo para aqueles que se sentem que se querem ouvir o chamado.

Nenhum comentário: