quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Mensagem da Jornada Mundial da Juventude 2011


" Enraizados e edificados em Cristo e confirmados na fé" (Col2,7)


Digamos que esse é o lema para a da mensagem do Papa Bento XVI para a Jornada Mundial da Juventude, 2011, Madrid. O Santo Padre começa a mensagem recordando a comunhão vivida em Sidney,2008 e recorda também que em momento forte de conflito na Europa como na queda do muro de Berlim, 1989, os jovens reunidos fizeram uma parada na Espanha.

Ao mesmo tempo percebe que os jovens de hoje tem uma necessidade de viver relações baseadas na verdade e na solidariedade. Por isso, os jovens se questionam sobre o sentido da vida e estão constantemente buscando. Como diz Santo Agostinho, o homem é criado para grandes coisas, e busca com o coração inquieto! Consciente de que fala para pessoas que vivem em meio a uma mentalidade secularizada e laicista, que relativiza tudo, o Santo Padre recorda:

" Compreendemos que é um contra sentido pretender eliminar Deus para viver o homem(Deus é fonte da vida eliminar-lo equivalea separar-se dessa fonte."

O problema é sério os riscos de excluir Deus da nossa vida como nos pregam tantas ideologias modernas, diante dessa realidade somos convidados a intensificar o caminho de fé.

O Santo Padre aplica três símbolos apresentados nessa perícope:

Como uma árvore devemos nos enraizar, e edificar a casa(construção), e confirmados e fortalecidos, um crescimento em sentido físico, mas também moral. Porque a " fé cristã não cre ba verdade, mas é relação pessoal com Jesus Cristo, é encontro com o Filho de Deus, que dá toda a existencia e dinamismo novo."

Na relação com Cristo, Ele nos revela nossa identidade: Qual é o sentido da minha vida? E essa minha estrada? Ser enraizado em Cristo significa responder concretamente o seu chamdo colocando em prática Sua Palavra.

O sentido da nossa vida tem toda a sua referencia em Cristo, pois o cristão deve conformar-se a Cristo.

O Papa recorda os jovens de não deixar-se influenciar por outras propostas:" Não acreditem em quem diz que vocês não precisam dos outros para construir as suas vidas! Se apoiem na fé da Igreja..."

Devemos sempre nos fortificar-nos na fé pois" o contexto laicista que quer marginalizar Deus" porém " o mundo sem Deus vira um inferno".

É Cristo morto e ressuscitado é o centro da nossa vida e da fé cristã. " A cruz nos dá medo, mas ela é expressão máxima da vida"

Como crer em Jesus sem vê-lo? Também a nós é possivel tocar Jesus. Ele se doa a nós na Eucaristia, na Reconciliação e podemos reconhecê-lo e servi-lo nos mais pobres e doentes. Viver a fé é essa adesão pessoal do homem a Deus.

Fortificados pela fé da Igreja para ser testemunhas: um testemunho concreto.

O Santo Padre conclui dizendo aos jovens: " A Igreja conta com vocês! Necessita da fé viva, da caridade criativa e do dinamismo da vossa esperança"

Amados jovens penso que cada um de nós pode ouvir pessoalmente esse apelo do Santo Padre, nós precisamos do tesouro da fé conservado pela Igreja, ela como mãe e mestra pode nos ajudar a vencer as dificuldades do mundo moderno e a Igreja também precisa do nosso entusiasmo da nossa jovialidade.

Que Deus nos ajude a responder com generosidade esse convite.

Nenhum comentário: