terça-feira, 5 de abril de 2011

O mártir se conforma a Cristo na vida e na morte.


Todo cristão é chamado a conformar-se a Cristo é um chamado universal para que recebemos através do batismo, na caridade somos chamados a assumir a semelhança de Cristo, recebemos por graça o que Ele é por natureza.

O chamado, ou seja essa nossa vocação cristã é independente do nosso estado de vida: sendo consagrado, leigo ou ministro ordenado. Todos igualmente segundo o seu estado de vida são chamados a perfeição da caridade no seguimento de Cristo a corresponder ao chamado universal a santidade. Não é o fato de assumir um estado de vida, mas o fato de conformar-se a Cristo. Deus nos chama mas nós devemos responder de maneira, consciente livre e responsável ao seu chamado.

Se voltamos o nosso olhar para as origens cristãs temos homens e mulheres que por assumir o compromisso com Cristo, cujo relacionamento profundo e união provoca uma mudança de vida, em modo que já não se sentiam mais pertencentes aos interesses mundanos, mas viam as coisas de um outro prisma a vida em Cristo. O cristão não se relaciona simplesmente com uma doutrina, mas com uma pessoa viva, a pessoa de Jesus Cristo.

Por vários, motivos a própria vida os chamava a professar a sua fé em Cristo com gestos concretos e respostas coerentes. Na maioria das vezes com a doação da própria vida assumiram uma ação não violenta diante de seus algozes, assim como o Cristo entrega a própria vida, o cristão seguindo os passos de Cristo prefere entregar a própria vida que reagir violentamente contra os outros. A fé em Cristo se traduz no testemunho concreto de doar a própria vida como Cristo fez, por isso se tornam mártires. A palavra mártir quer dizer aquele que é testemunha de Cristo.

Testemunhar com a própria vida entregando-a. A dimensão do mártirio não está no passado, mas se olhamos em perspectiva internacional, muitos irmãos e irmãs continuam dando a vida para serem testemunhas de Cristo.

No Brasil é muito fácil ser cristão visto que não se sofre ameaças pelos simples fato de declarar-se cristão. Observando os recentes fatos ocorridos: faz um ano que o bispo capuhinho Monsenhor Luigi Padovese, foi assassinado na Turquia, por defender os cristãos que são uma minoria perseguida. Na India os recentes atentados contra os cristão queimando Igrejas e instituições assistenciais. No Paquistão cristãos que são mortos muitas vezes acusados injustamente de blasfemia. O ministro paquistano Shahbaz Bhatti, cristão assassinado por defender as minorias ameaçadas. Isso somente para citar alguns casos que mesmo se posicionando em maneira pacifica as pessoas se transformaram em martires pelo fato de serem fiéis a fé professada.


Frei Emerson Aparecido Rodrigues, OFMcap é bacharel em Teologia pela Pontificia Universidade Antonianum e estudante de Mestrado em Teologia Espiritual com especialização em Franciscanismo.

4 comentários:

Unknown disse...

Viemos ao mundo para Amar, temos que testemunhar tamanho Amor que sentimos, em que o mundo está sufocando revertendo o Amor em Prazer da Carne. A nossa vocação é TESTEMUNHAR.

Leandro O. Garcia
http://jovensapostolos.wordpress.com/

Unknown disse...

Ir. Concordo Plenamente, com que você disse, todos nos temos que assumir, o que o Senhor Jesus nos pede, pois somente assim seremos felizes, pois a vontade de CRISTO em nossa vida, é a verdadeira escolha.
Fernando Venâncio

Unknown disse...

Todos nos Temos uma vocaçao que eu diria se dizer AMOR, essa vocaçao, é a principal de todos nós, depois que voce aprende a AMAR, sua proxima vocaçao seria seguir JESUS CRISTO.
Fernando Venâncio

Unknown disse...

E não tenha medo de assumir pro mundo, que JESUS é o seu salvador, Ame, Adore, Louve JESUS CRISTO, isso tambem é uma vocaçao.
Fernando Venâncio