domingo, 2 de dezembro de 2007

O bom pastor





Parece um tema corriqueiro para nós ouvir sobre o bom pastor. Pode parecer que para cada um de nós numa sociedade industrializada, em via de pós;modernidade ou hiper-modernidade como quiserem. Esse simbolo não é um simbolo que nós diz muito está fora da nossa realidade cotidiana. Quando ouvimos pastor pensamos no lider espiritual dessas novas igrejas evangelicas, o pastor pentecostal. Como dizia, J.Libanio, O que é pastoral?, talvez seria mas interessante para nós falar sobre o motorista de onibus. Me recordo do meu professor de Biblia que falava, por exemplo para quem mora em São Paulo, seria uma figura comum o motoboy, mas não teria o peso do pastor biblico.
No Antigo Testamento, principalmente no salmo 23, Deus é apresentado como o PASTOR. Para compreendermos a riqueza desse simbolo é necessário entender o que signiifca o pastor no tempo biblico e a sua relação com o rebanho. A base da economia no mundo pastoril, vem do rebanho, o sustento, a vida e a reiqueza de um pastor vem do seu rebanho, daí entender a relação que o pastor tem com o rebanho a sua vida depende do rebanho. Os pastores sustentavam a vida e a economia das cidades, estavam na base, porque apgavam os impostos, mas a figura do pastor não é bem vista como deveria. Pela religião da época são visto como impuros, por ser gente simples e de modos não refinados, como hoje em dia muitas vezes a gente tem essa mania de julgar pelas aparencias e estabelecer valor entre as pessoas. Como se uma pessoa da cidade valesse mais do que um campones. Nossos preconceitos, e falta de educação nossa precisamos nos converter.
O fato é que a figura do pastor embora sendo importante não era valorizada como deveria.
Podemos dizer que esssa mentalidade permanece até mesmo na época d e Jesus. Jesus está proximo dessa realidade,quando nasce é visitado pelos pastores. Não é por acaso que Jesus se coloca como o Bom Pastor no Evangelho de João, entre tantos pastores que não reconhecidos pela sociedade, ou pastores que não são exemplo, Jesus é o Bom Pastor, o pastor por excelencia. Ele estabelece uma relação intima com as suas ovelhas. A sua vida está ligada a das ovelhas e a vida das ovelhas está ligada a sua. Conhecem a voz e por isso, não seguem outras voces, mesmo que a voz seja parecida. O bom pastor não foge quando vem o lobo ou as dificuldades, mas aconteça o que acontecer ele está junto com seu rebanho.
Nós temos um só pastor que é Jesus Cristo, e todos que pertencem a comunidade cristã devem ser cuidados por esse pastor. Por isso, é importante sentir a pertença a Ele. O bom pastor tem o cajado que serve para defender-se e ao seu rebanho, e também para resgatar as ovelhas que se desviam. Um simbolo forte o cajado, ou o baculo que portam os nossos bispos, mais do que simbolo do poder como muitos interpretam é o simbolo do Pastor que tem como responsabilidade: cuidar e educar conduzindo ao bom caminho.
Nos quando exercitamos o ministério pastoral devemos ter presente isso, a pertença ao rebanho do único pastor, o Bom Pastor Jesus Cristo, e devemos refletir na nossa pastoral, esse espelho de cuidado do Bom pastor pela humanidade. A ternura, a atenção, o acolhimento e o carinho, essa intima ligação com o rebanho. Mas não esquecermos que somos ovelhas desse Pastor que nos acolhe, nos cuida, nos conhece e nos conduz e corrigi quando cometemos erros.
A exemplo do Bom Pastor possamos ter coragem de ir atras das ovelhas que mesmo procurando e traçando o caminho, cairam num buraco, se desviaram e estão a merce dos lobos e dos mercenários. Devemos ter a coragem de ir ao encontro delas, carregá-las nos ombros e amá-las assim faz o Bom Pastor, não espera que as ovelhas venham a si, mas sai aoa seu econtro.
Que Jesus o Bom Pastor nos cuide e nos ajude a manter sempre unido o seu rebanho no mundo

Nenhum comentário: