domingo, 2 de dezembro de 2007

Oração de São Francisco deAssis diante do Crucifixo


Oração diante do Crucifixo .

Sumo, glorioso Deus, Ilumina as trevas do meu coração e dá-me fé direita, esperança certa e caridade perfeita, (bom) senso e conhecimento, Senhor, para que faça teu santo e verdadeiro mandamento. amém.

2 comentários:

Brother Emerson disse...

Essa explicação encontra-se no site: www.procasp.org.br, texto em latim e as traduções feitas pelo Frei Jose Carlos Correia Pedroso.
Oração diante do Crucifixo
Em geral aparece solta nos manuscritos, sendo mais comum nos ligados à coleção de Avinhão. Quase sempre se diz que Francisco rezou essa oração quando o Crucificado pediu que reformasse sua casa. É conhecido o texto italiano como original. Alguns quiseram pôr em dúvida sua autenticidade, perguntando quando São Francisco a teria composto e escrito. Hoje se pensa, geralmente, que ele já estava fazendo essa oração no tempo anterior a São Damião: e foi a resposta espontânea que lhe veio aos lábios ou ouvir Jesus. É interessante que Frei Marcos de Lisboa já apresenta uma tradução em português em 1556 e até diz que o Crucifixo falou depois que Francisco rezou a oração.

Unknown disse...

Irmão Emerson, sou natural de Sorocaba interior de SP, mas vivo hoje em Salvador BA, longe de minha familia. Estou construindo uma capela em meu sitio e gostaria de colocar esta oração nela. Será que o senhor poderia escreve-la em italiano? Minha mãe é descendente de italianos, e é devota de São Francisco e eu também então queria fazer uma surpresa a ela. Ah a capela é de São Francisco e meu sitio se chama São Chico. Agradeço muito Mônica. (m.pasta@hotmail.com)