quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Uma vida consagrada.


O tema sobre o qual quero tratar aqui brevemente é profundo mas tantos outros já trataram, porém quero fazer um aceno somente para não deixar de falar visto que parece muito importante pelo menos falar sobre ele nos nossos dias.
A consagração religiosa, num tempo em que se fala de secularismo, hedonismo e tantos outros ismos. Penso que é necessário afirmar a minha crença, reafirmar a minha opção da vida religiosa como caminho viavel e possivel para a construção do Reino de Deus. Mesmo com tantas pessoas ao meu redor dizendo não entendo porque um jovem como voce com toda a possibilidade de vida decide ir para um convento. E perguntam voce esta fugindo do mundo. O que aconteceu esta desiludido com a vida. Eu respondo voces ainda estão nessa
Porque para as pessoas não é tão simples compreender porque um jovem decidiu fazer-se religioso. Muitas vezes somos considerados pessoas que somente rezam ou é uma coisa muito bonita para o filho da vizinha e as mães até rezam pela vocação dos filhos dos outros.
Porque então decidi me consagrar para viver com Jesus e optar pela vida que Ele optou de um profundo contato com Deus pela oração, de estudo para poder compreender melhor o mundo, a vida, as pessoas, os problemas, os desafios. Uma vida de trabalho, junto com o povo de Deus.
Uma vida dedicação aos pobres, como consequencia da vida que escolhi.
Mas acima de tudo uma vida consagrada. Porque para estudar, trabalhar, rezar não precisa ser religioso, consagrado ou consagrada.
Mas a diferença é procuramos consagrar-nos totalmente a Ele, nas pessoas que precisam...
Ofertamos o nosso amor atraves a castidade, que mais do que não fazer sexo é uma amor universal a todas as pessoas, mas localizado se doando e amando principalmente os mais ncessitados de amor, não um amor excludente, mas um amor preferencial. Por amor de Deus amamos os nossos irmãos, ainda que não atingimos a perfeição da caridade, mas nos esforçamos cada dia.
O despojamento, mais do que pobreza material, estar disponivel, ouvir, se doar, se aproximar, abrir as pessoas, abrir mão dos nosso poucos caprichos pessoais para servir, para ser sinal do Reino.
Obedecer atraves dos superiores, mas não somente, porque cumprir ordens é facil, mas saber ouvir o que Deus quer de nós, onde está o seu projeto, e a sua vontade.
Uma consagração devota do nosso coração que nos leve a seguir Jesus onde quer que Ele vá.
Mais do que endossar uma veste religiosa, um hábito. O nosso coração deve estar consagrado portando esse amor que gera e defende a vida. Chama que deve ser alimentada a cada dia. Devemos esse brilho nos olhos cada dia nem sempre fácil, nos somos portadores não de nós mesmos e de nossa mensagem, mas do grande amor que Deus tem pela humanidade e o seu plano de Salvação que não exclui nenhuma criatura.
Ser consagrado significa amar com esse amor, ser presença desse amor. A Beata Teresa de Calcutá diz uma coisa simples mas importante: Deus continua amando o mundo atraves de voce e de mim. Isso é verdade os pequenos gestos de amor ainda que insignificantes devem ser expressão do amor de Deus.
Nos consagrados e consagradas devemos ser esse rosto de Deus que ama a humanidade. Por nos mesmos não somos capazes e sabemos que não é facil, mas esse é o nosso chamado, o que nós fazemos todos podem fazer, a diferença está no amor, e pelo amor de quem o fazemos.

Um comentário:

Voa Passarinho disse...

Irmão, achei muito bonita a sua colocação!

Que Deus nos dê sua paz e sua sabedoria a cada dia mais!

Que Maria lhe proteja sempre!!!

Abraços diretamente do Brasil! ♥

Thais