segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

O Evangelho de Marcos na ótica das novas relações.

Iniciando nossa reflexão é necessário nos determos na palavra “Evangelho”. Muitas vezes essa palavra cai no uso corriqueiro e nos ficamos simplesmente no seu sentido religioso.

A palavra Evangelho “Boa Nova” , tem um sentido impactante, revolucionário, transformador e rico de significação.

Nos tempos idos como hoje vários grupos têm o seu evangelho, apresentam a sua boa nova. A sociedade, o Império todos conduzem a um estilo de vida e apresentam um Salvador. Em meio a todos esses grupos as comunidades apresentam a sua Boa nova, que não é qualquer noticia. Como apresenta Marcos é “Evangelho de Jesus Cristo, filho de Deus”(Mc1,1).

Essa “Boa Nova”, Evangelho provoca mudança, nos toma profundamente e exige uma “metanóia”, uma transformação que nos leva a criar uma disposição para que o reinado de Deus aconteça em nossa vida.

Na teologia apresentada por Marcos Jesus se encontra com os discípulos se relaciona com eles e faz diferença em sua vida. Essa primeira comunidade que se forma em torno de Jesus pode ser tomada por nós como modelo de uma primeira Igreja.

Que entende que seguir Jesus é desafiante, o caminho é exigente mas é preciso seguir. O discípulo / a de Jesus é chamado a estar com ele, mesmo enfrentando as dificuldades e seguir seus passos, recriar suas atitudes. Depois de passar por essa experiência profunda com Jesus somos convocados a viver relações libertadoras.

Jesus se coloca diante das pessoas e enxerga o traço de dignidade no intimo da pessoa. Ele se coloca diante das pessoas, as toca, olha em seus olhos, rompe o muro do preconceito que separa as pessoas. Ele ordena: “levanta - te, vem para o meio”(Mc3,3). Em cada encontro de Jesus com as pessoas, ele as chama para viver sua dignidade esquecida, machucada.

Jesus parte da Galiléia enxergando o seu ministério, de fazer a boa nova acontecer na vida das pessoas e termina chegando em Jerusalém .

Onde os opressores que tiram a dignidade das pessoas tentam eliminar a Boa Nova de Jesus. Porém, Jesus ressuscita , é vida que brota, a Boa Nova ganha ainda mais força de vida> E os discípulos são chamados a voltar para a Galiléia lá é possível encontrar Jesus. A continuação da missão recebida pelo Ressuscitado continua na Galiléia é para lá que os discípulos(as) devem se dirigir, lá eles são necessários. Quanta gente ferida está a beira do caminho nas Galiléias da vida. Quantas pessoas prisioneiras de ideologias de morte? Os que sofrem doenças físicas, mas de depressão, solidão, abandono. Quantas mágoas e amarguras, preconceito e exclusão?

Quem esteve com Jesus aprende dele a devolver a dignidade humana. A curar os corações feridos. Reconstruir relações libertadoras. O afeto transforma e cura.

Marcos nos ensina a fazer o caminho com Jesus despertando relações de amor e ternura que mudam a vida das pessoas. A boa nova é vivencia concreta na vida de cada um. E você tem coragem de partir e voltar para a Galiléia?

Nenhum comentário: