domingo, 2 de dezembro de 2007

Oração para um mundo melhor.



Falar de oração pode parecer dizer sempre as mesmas coisas. Do ponto de vista prático, pragamático, das ciencias modernas, a oração possa talvez não dizer nada. Alguns podem dizer com mais de 2000 anos de cristianismo, por que o mundo não se transforma? Porque ainda existe fome miserias e guerras? Os cristãos não rezam de verdade ou Deus nao escuta as suas preces?
São varias as questões que são levantadas. E se não nos aprofundamos numa vivencia de oração legítima nao podemos compreender.
Tanta gente pensa que orar é fazer mágica. Que as pessoas que rezam estaã envolvidas dentro de uma cápsula e nehum mal pode atingí-las. Nas familias de quem reza, nao tem doenças, brigas, nehuma dificuldade. Se voce pensa assim errou outra vez.
Pessoas que vivem a oração são seres humanos no meio das confusões do dia a dia expostos a todas as fragilidadades, dificuldades que uma pessoa normal esta exposta.
Falando em maneira prática que vantagem tem em praticar oraçao, em meditar em levar uma vida interior, se voce è uma pessoa como todas as outras. Ao primeiro impacto não tem vantagem nenhuma. Voce pode me perguntar então porque voce, reza?
Eu te responderei porque a oração favorece o meu contato com Deus, e mesmo que Ele saiba todas as coisas sobre mim, mas e melhor que eu mesmo, eu converso com Ele, em um dialogo de amor, e cada vez mais abrindo o meu coraçao para amar que aprendo a rezar melhor.
Ele vai me ensinando cada dia como posso ser uma pessoa melhor. Em cada acontecimento, em cada fato, em cada dia da minha vida tenho uma lição completamente nova para aprender. Quando penso que sei tudo Ele me surpreende. E sempre tem novicdade.
Cada vez eu tomo cuidado para a oraçao nao virar uma tarefa a cumprir, mas essa conversa com o meu amado. Cada dia tento sentir o amor Dele perto de mim.
Voce me pergunta, isso è tao bonito sente essa consolaçao sempre, voce nao sente desanimo.
Eu te respondo sinto desanimo, sinto vontade de voltar atras, mas è Ele que me sustenta. Quando eu nao falo com Ele é o Senhor que fala comigo, que se mostra sempre junto comigo, me falando de varias maneiras.
A oração nao é algo monótono. Quem ora nao pode ter paz em um mundo de guerras, não pode estar tranquilo, no meio da violencia. Mas na oraçao Deus se torna a nossa força para contruir a paz. Por que as pessoas de oração nao agem buscando os seus proprios projetos, mas buscam ser sinais de Deus no meio do mundo.
As pessoas de oraçao nao fogem dos problemas e das dificuldades. Mas Deus se torna a sua força para enfrenta-los. E o mesmo Deus ilumina seus olhos para que possam enfrentar com sabedoria. Possam ser presença de Deus.
A pessoas de oraçao nao se isolam, mesmo que o silencio seja necessario. O amor de Deus conhecido atraves da oraçao nos empurra ao encontro dos irmaos, por mais dificeis que eles sejam.
O amor de Deus que amacia os seus corações, assim podemos nos aproximar.
Se queremos um mundo, masi feliz, mais justo, solidario. Devemos rezar nao para que o Reino de Deus caia pronto dos ceus, mas que possamos entrar no espirito desse Reino, amando abrindo-se a Deus e aos irmãos.
Por isso devemos orar. Não uma oração alienada que nos isola do mundo e dos seus problemas, mas uma oraçao que nos ajude a contemplar a realidade tambèm com os seus problemas, e ve- las com o olhar de Deus.
Quem ama reza, e quem reza ama. Oremos e amemos irmãos.

Nenhum comentário: